terça-feira, 19 de julho de 2011

FRANGO ASSADO SEQUINHO

Frango Assado que delícia!! Melhor ainda quando preparado com carinho e sem toda aquela gordura que sabemos que vai direto ao coração!
Vamos resolver isso, não adianta tirar somente aquele pele toda na hora de comer, a gordura também tem que ser drenada e como fazer isso?
Tipo de fôrma
Use uma fôrma de bico em pé, isso mesmo! Eu não sei o nome original desta fôrma, se alguém souber por favor me mande um post, amo assar vários tipos de carnes nela, as carnes inteiras devem ser amarradas com barbante, a gordura vai caindo e vai ficando saboroso.  Minha fôrma é tão usada que já esta amassadinha e fina. 
Tempero
O tempero do frango deverá ser feito de véspera ou de manhã bem cedinho. Você irá precisar de:

Um frango inteiro bem limpo.
Alho à vontade 
Sal
Limão e orégano.


Preparando o tempero:
Faça uma mistura com sal, orégano, o limão e alho.
Passe em todo frango por dentro e por fora,  por debaixo da pele do peito também, sem cortá-la, puxe a pele devagar e vá rasgando o colágeno que há por baixo e passe este tempero ali.

 Prepare um refratário a sua escolha com papel alumínio e papel manteiga coloque o frango para marinar o tempo que julgar necessário.










O meu ficou por 4 horas, o temperei as 6h00 e o coloquei para assar as 9h00, ás 12h00 em ponto já estava pronto!







Duas maneiras de assar
Você terá duas maneiras de assar este frango, se quiser um frango mais festivo, poderá assá-lo de um jeito que fique bem bonito. Amarrando e prendendo todas as suas partes. Para ficar deitado ou em pé, os dois jeitos ficam bonitos!







Para o frango deitado:
Por baixo do frango coloque um caminha de rodelas de batatas bem grossas para a pele não grudar e o disponha sobre uma grellha de frisos não muito largos para que o caldo da gordura vá caindo e você possa drenar a gordura.

Caso não queira, apenas deixe-o marinar e passado o tempo para apurar o tempero,  amarre as coxas com a própria pele coloque-o na fôrma de bico em pé.

Os dois jeitos de assar devem ser envolvidos com papel alumínio completamente, para criar um bafo e o frango ficar todo cozido, esse processo levará umas 2h00 horas dependendo do forno e tamanho do frango.

Passado o tempo retire o papel alumínio em parte, deixe coberta a parte superior e as asas como mostra a foto, pois estas ressecam mais facilmente por receber a maior concentração de calor nas extremidades.








Drenando a gordura:


Drene toda a gordura do frango, com uma colher, com muita pacência, não a reutilize se o seu objetivo é realmente nao permitir que toda essa gordura vá para seu coração ok. Cada vez que abrir o forno e perceber que há gordura na fôrma retire-a, até que seu frango não solte mais líquido algum, ele ficará sequinho e macio, não ficará ressecado, retire o papel alumínio que está protegendo as extremidades por último, apenas para dar uma douradinha e capriche na salada.


 
 Colesterol ruim

Algumas pessoas vão jogando sobre o frango a gordurinha com o pensamento que ele ficará mais dourado, eu não faço isso, porque ele ficará engordurado, e é pura bobagem,  o frango ficará dourado da maneira como fiz, sem que precise reutilizar o líquido gorduroso.

Para uma base sobre como o colesterol da pele de aves pode ser prejudicial a saúde clique aqui

Bom meninas e meninos é isso por hoje.
Muito sucesso pra vocês!
Até o próximo Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...