SAL E SEU SUBSTITUTO

Uma matéria que a muito tempo venho procurando, após muitas leituras eis o que encontrei como fator fundamental para hipertensos. lembrando que todas as pessoas devem usar o sal moderadamente seja de [cloreto de sódio] que aumenta a pressão arterial ou o cloreto de potássio [ este fica menos tempo no organismo]. Além disso o sal em excesso faz muito mal a saúde, sempre procure um médico para analisar a sua saúde.

Substitua o sal, usado na alimentação por um pó extraido do Aguapé
Um substituto do sal. Utilize o “sal” produzido pelos índios através das folhas do Iguapé e melhore sua saúde se prevenindo contra enfartes e pressão alta.

O sal dos índios que ainda preservam a sua cultura feito de uma das plantas aquáticas mais comuns no Brasil: o aguapé.

O aguapé seca ao sol. Depois é queimado. No sol, ele vai secar e clarear.

Além de ser um sal natural, que não leva nenhum produto químico no processo, ele é saboroso. Deixa uma certa ardência na língua, mas é muito gostoso. O médico Clayton Coelho, da Faculdade Paulista de Medicina, explica que esse sal é muito melhor que o nosso.

Ele é basicamente constituído de cloreto de potássio, que não faz mal para a pressão arterial como o cloreto de sódio, que é nosso sal de cozinha. Infelizmente isso está sendo perdido os índios estão deixando de usar sal de índio para usar o nosso sal. E estão começando a aparecer os primeiros casos de hipertensão, diabetes, que são doenças relacionadas ao estilo de vida”, revela o médico.

A planta aquática Aguapé, de onde os índios retiram o “sal” É considerada praga, pois se multiplica muito rapidamente em águas + ou – paradas, lagos, pântanos, rios, barragens, etc. Dá lindas flores arroxeadas.

Aguapé Elchhornia crassipes

Suas lindas flores duram só um dia. Então a planta se curva, elegantemente, para dentro da água e lá se formam as sementes. O aguapé; planta aquática, tem uma característica curiosa: suas folhas possuem pequenas câmaras de ar que atuam como flutuadores. Na primavera e verão, esta planta nativa dos trópicos produz uma inflorescência com 30 cm de altura contendo 8 flores, de cor violeta com uma mancha amarela, lembrando uma orquídea. Presta-se admiravelmente para o cultivo em aquários

Modo de fazer:

Lave bem as folhas. Deixe com vinagre de molho por meia hora, antes de fazer o procedimento. Em seguida, Seque as folhas do Aguapé ao sol. Depois triturar em um liquidificador sem água. Vai se formar um pó. Esse pó substitui o sal.

O Iguapé é encontrado nas margens de rios. É uma planta áquatica. Para fazer o sal, use apenas as folhas. ( veja abaixo a foto das folhas).

O Aguapé, uma planta aquática, é encontrada quase sempre naquelas feiras derua, e em chácaras com grande variedade de plantas.

É uma planta aquática de folhas redondas, pequenas, tem em quase todos
os rios e lagos brasileiros.

Receita feita de temperos para substituir o sal (não usa o Iguape)
2 colheres de chá de alho em pó
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de raspa de limão ralada

Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente para sal e utilizar como substituto deste
na hora de temperar os alimentos.

Dica: Acrescentar alguns grãos de arroz para evitar que fique empedrado.

Outra receita para substituir o sal

Ingredientes:
1 colher de sopa de manjericão;
1 colher de sopa rasa de salsa;
1 colher de sopa de orégano;
1/2 colher de sopa de tomilho.
Modo de preparo:
Todos secos, só misturar e guardar em pote fechado em temperatura ambiente.
Pode-se adicionar à molhos e carnes durante o cozimento ou sobre os pratos depois de prontos.
O tratamento da Hipertensão com o estabelecimento de regras alimentares, em vez de medicamentos, pode ser um primeiro passo útil. Porém, sempre que haja sinal de Hipertensão, deve consultar-se o Médico, uma vez que, para além da dieta, é possível que tenha necessidade de outros cuidados, e deve lembrar-se sempre que a Hipertensão sem controlo Médico pode, resultar, a longo prazo, num grave problema de saúde.

Diminuição das calorias

A perda de peso com vista à redução da pressão sanguínea, é apenas recomendada a quem ultrapasse em 10% ou mais o seu peso ideal, embora a perda de peso exerça um efeito benéfico na pressão sanguínea de todas as pessoas.

Eliminação do sal

Em muitos casos, a redução do sódio na dieta é suficiente para baixar a pressão sanguínea, mas o sal de mesa não é a nossa única fonte de sódio. O sódio é largamente utilizado como agente conservante e emulsionante. Este mineral está tão generalizado em toda a nossa alimentação que o melhor é pedir ajuda profissional para conseguir uma dieta com baixo teor de sódio (substituição do sal por ervas aromáticas).

Se é melhor utilizar um substituto do sal ou esquecer-se dele, é algo que cabe a si decidir. Os substitutos do sal obtêm o seu sabor salgado a partir do cloreto de potássio, em vez do cloreto de sódio.

Dado que o potássio interactua com muitos medicamentos, incluindo alguns que são prescritos para a Hipertensão, é importante consultar o Médico antes de passar a utilizar os substitutos do sal. Para muitas pessoas, estes substitutos podem ser uma boa opção para a eliminação do excesso de sódio da sua dieta.

Ingerir potássio e cálcio em quantidade suficiente

O potássio encontra-se em abundância em muitas frutas e legumes, como batatas, melões, uvas, bananas, etc. A principal fonte de cálcio são os produtos lácteos, mas convém utilizar leite magro, para assim reduzir a total ingestão de gordura, contra a qual devem estar precavidos os Hipertensos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...