segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aves - Teor de Gordura e Colesterol em Alimentos - 3º Parte :.


1. Objetivo

Tendo em vista a missão do Inmetro, quanto aos aspectos relacionados à qualidade no país, não só junto ao setor produtivo mas, à sociedade como um todo, entende-se que a melhoria dos hábitos alimentares é um importante fator para a da qualidade de vida da população.

Nesse sentido, aproveitando o fato do Programa de Análise de Produtos, da Divisão de Educação para Qualidade, divulgar periodicamente resultados de análises de produtos e serviços, decidimos, em parceria com o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, efetuar análises comparativas dos teores de colesterol e gordura saturada presentes nas carnes preparadas de diferentes maneiras, embutidos, leite e em seus derivados, entre outros alimentos.

Dessa forma garantimos que os objetivos do Programa, no que diz respeito à educação dos consumidores, sejam atingidos, contribuindo para que façam melhores escolhas, tornando-os mais conscientes de seus direitos e responsabilidades.
Dada a grande quantidade de informações geradas nessa análise, dividimos a apresentação dos resultados em diferentes relatórios. No primeiro relatório constam os resultados obtidos em carnes bovina e suína. No segundo, os resultados obtidos em vísceras (fígado e bucho), coração de galinha, peixes (salmão e namorado) e camarão. Nesse relatório são apresentados os resultados obtidos nas análises em chester e peito de frango (com pele e sem pele).

2. Justificativa

Ver 1º Relatório sobre análise do teor de gorduras e colesterol em alimentos.

3. Metodologia Utilizada

Ver 1º Relatório sobre análise do teor de gorduras e colesterol em alimentos.

4. Laboratório Responsável pelos Ensaios

Ver 1º Relatório sobre análise do teor de gorduras e colesterol em alimentos.

5. Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.
  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.
  • Uma última razão diz respeito ao fato de a INTERNET ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

6. Ensaios Realizados

Para a realização desse ensaio, as amostras sofreram um pré tratamento para a retirada da água, isto é, o ensaio foi realizado em base seca. Os valores encontrados nesse tipo de determinação são utilizados para avaliação comparativa do colesterol nos diferentes tipos de alimentos, mas não devem ser utilizados como referência para elaborar uma dieta alimentar, uma vez que os alimentos são consumidos em sua forma hidratada.
Os valores de gordura saturada e de colesterol descriminados no gráfico a seguir referem-se às médias dos valores encontrados nas três amostras:




7. Conclusões

De acordo com a análise do gráfico, podemos concluir que:
· O valor do colesterol, independentemente do tipo de carne ou de preparo, não varia significativamente. O problema maior está no teor de gordura saturada.
· Observamos a influência direta da pele no teor de gordura saturada do peito de frango. Independente do tipo de preparo houve um aumento desse teor.
· O pior resultado foi o do peito de frango frito com pele.
· O melhor resultado foi o do peito de frango cozido sem pele.
· No chester, observamos que o melhor tipo de preparo seria o cozido ou o grelhado. E o pior, o frito.

8. Informação ao Consumidor

Com base nas conclusões do relatório, citamos abaixo algumas dicas de como desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.

A pele tem influência direta no teor de gordura saturada dos alimentos, por isso, deve ser retirada antes do preparo da carne, pois a gordura, durante o preparo, penetra na carne.

Dê preferência à carne grelhada ou cozida, pois esses tipos de preparo impedem reabsorção pela carne da gordura liberada ao ser aquecida. Importante destacar que para os alimentos cozidos a água utilizada no processo não deve ser reaproveitada, para que a gordura não seja reabsorvida.

Informamos que como referência para uma dieta, os valores do colesterol têm que ser determinados em base úmida, ou seja, hidratada, conforme gráfico a seguir:
 
Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/teorGordura3.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget