quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

STROGONOFF SEM LACTOSE

Noite de quarta-feira chuva, sem frio, deu vontade de fazer um jantar fácil, rápido, leve e gostoso.
Nada de lanchinho, mas também nada demorado.

De onde surgiu esta delícia?

Estrogonofe (em russo строганов, stroganov) é um prato originário da culinária da Rússia  composto de cubos de carne bovina servido num molho de creme de leite. Desde suas origens no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países europeus, norte-americanos e no Brasil, sempre com variações consideráveis da receita original.

Hoje em dia é possível fazer também Strogonoff com peito de frango em tiras e no lugar do champignon, colocar queijo em cubos. Em nosso caso o Pecorino.

Este Strogonoff é feito com creme de leite de soja da Naturis, não tem nenhum gosto residual de soja pelo contrário é idêntico.

Ingredientes: 

1/2 kilo de file mignon
1 colher de sopa cheia de Becel Azul
2 dentes de alho bem amassado
1 xícara de cebola cortada bem miudinha
1 caixinha de creme de leite de soja da Naturis
1 e 1/2 tomate sem pele e sem semente amassado, ou pode ser o tomate da marca Tomato que já vem os tomates sem pele inteiros, muito gostoso por sinal.
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa cheia de catchup
sal á gosto (cuidado com o sal, o molho inglês já tem muito) use com moderação.
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 xícara de champignon
1/4 de xícara de chá de salsinha picadinha

Arrume a mesa e esteja com o arroz feito e a salada.

Modo de preparo:
 
Refogue a carne em tiras finas com a manteiga, acrescente a cebola e o alho quando estiverem secando a água e dourando, coloque 1 xícara de água e cozinhe em pressao pelo menos 10 minutos.
Destampe e deixe a água reduzir, mas não secar, enquanto isso arrume o prato, prepare o vinho, o strognoff é rápido, acrescente o tomate, o catchup, o molho inglês, a mostarda, o champignon e por último o creme de leite mexa e desligue o fogo.

Você também pode servi-lo com batata palha, mas como não gostamos muito fiz bem light.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Olá! Essa receita parece ser muito boa, mas tem um porém: a mostarda tem gluten...
    Não teria algo que poderia substituir a mostarda? O molho inglês desconheço quanto a presença de gluten. Possuo alergia a gluten e lactose...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mostarda que você usa tem glúten? Há várias marcas sem glúten no Brasil encontrados em qualquer lugar verifique as embalagens, não uso nada que contenha glúten. Abraços!

      Excluir

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...