terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aprenda a fazer rocambole de frango com molho de abóbora

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/02/aprenda-fazer-rocambole-de-frango-com-molho-de-abobora-por-r-7.html

A nutricionista Erica Kodama tirou do livro de receitas um rocambole salgado de frango para a família que já enjoou do frango assado ou grelhado. A preparação do prato foi mostrada no quadro "Cozinha Popular", do SPTV desta terça-feira (1º).

O rocambole é uma opção mais interessante principalmente para conquistar as crianças que costumam torcer o nariz para o que é um pouco diferente, como no caso a abóbora, usada no molho e um pouco no recheio do rocambole.

As substituições

Claro como toda receita sem glúten sem ( lactose) sem caseína, eu oriento as trocas, mas nada impede que se você, não apresentar alergia ou intolerância alimentar, pode usar a receita original. Esta eu farei no final de semana e depois coloco a foto.

Gostei muito da receita e é uma daquelas que dão certo.

Ingredientes:

- ½ xícara de chá de semente de abóbora moranga
- 4 colheres de sopa de manjericão fresco
- 1 xícara de chá de talos de salsa picados
- 1 colher de sopa de óleo composto
- 1 ½ xícara de chá de ricota amassada ( Trocar por queijo tipo FETA de leite de ovelha)
- 1 kg de filé de peito de frango
- 2 colheres de sopa de margarina ( trocar por Becel Azul)
- Sal a gosto

Molho picante de abóbora:

- 2 xícaras de chá de abóbora moranga madura com casca
- 1 ½ xícara de chá de água
- 2 colheres de sopa de margarina ( trocar por becel Azul)
- 3 colheres de sopa de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 pimenta dedo de moça em tirinhas
- 2 colheres de sopa de creme de leite ( trocar por creme de leite de soja da Naturis)
- Sal a gosto
Primeiro retire as sementes da abóbora, lave e leve para torrar ao forno com um pouco de sal. Num liquidificador, bata as sementes com os talos de salsa e as folhas de manjericão. Depois, misture tudo com a ricota  ( trocar por queijo tipo Feta) e acrescente óleo e sal. O recheio está pronto.

Antes de montar os rocamboles, salgue o frango.

 A missão é enrolar os filés.

 “Você tem a alternativa de prender o peito de frango com um palito de dente ou com o próprio barbante”, orienta a nutricionista.

"Eu com certeza trituraria os filés para fazer um rocambole grande igual ao que fiz com  a receita do Edu Guedes, que tem aqui no meu blog" Ou também bateria com o martelo de carne, devagar os filés para ficarem mais largos e fácil de enrolar, para só então recheá-los e prendê-los com palitos tal como se faz em bife a rolê.

Unte uma forma com margarina ( nosso caso a BECEL Azul), mas antes de assar não esqueça o papel alumínio. São 30 minutos no fogo alto. Enquanto isso, adiante o molho picante.

Descasque as abóboras e deixe a casca de lado. Coloque os pedaços para cozinhar por dez minutos e leve para o liquidificador até virar um creme.

Em uma panela, refogue a manteiga, (BECEL Azul)  a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o creme de abóbora, com o sal e a pimenta. Por último, o creme de leite. ( Nosso caso creme de leite de soja da Naturis) “O segredo do molho picante é essa unidade de dedo de moça.”

Para montar o prato, corte o rocambole em fatias e regue com o molho picante. As cascas de abóboras são usadas como enfeite, depois de pré-aferventadas, por isso antes de fervê-las para ficarem macias faça as tirinhas médias, mas cortadas delicadamente para dar um efeito bonito.

 A receita original rende seis porções e o custo total é de R$ 7.

A receita sem glúten e sem caseína ( lactose) terá o custo de mais ou menos R$ 30,00 e dará muito mais de seis porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...