quinta-feira, 23 de junho de 2011

FARINHA DE ARROZ FEITO EM CASA

"Olá, estou a procura de uma marca de fubá sem glúten nao estou achando mais, e também não me lembro onde comprei a última vez, porque todas da Yoki tem. Se alguém souber, por favor me mandem na guia contato ok. Muito obrigada!!"

FALANDO DE FARINHA DE ARROZ

Olá, a Farinha de arroz é bem fácil de ser achada no comércio, mas nem sempre ela esta perto de nós, e aí começam as dores de cabeça.
Eu já tinha feito esta farinha na minha casa há uns 4 meses atrás, usei em bolo, pizza, empada, empanados.
Ela fica excelente! Para fazê-la é preciso tempo, paciência, critério de organização e anotações.
Porque o passo a passo é pequeno, mas é possível se perder no meio do processo.

Antes quero lembrar que para fazer esta farinha use produtos de boa qualidade, tenha a cozinha totalmente desinfectada de glúten e lactose, utilize utensílios separados, por mais limpo que esteja, qualquer partícula do glúten poderá prejudicar a saúde do Celíaco.
Tenha seu próprio liquidificador, colheres, vasilhames e peneiras, não use-os para receitas com glúten e lactose.

Para a farinha de arroz feita em casa você precisará de :
1 kg de arroz, lavado bem escorrido e tostado sem óleo, que você mesma irá fazer em uma panela grande e larga para que todos os grãos sejam secos.
250 g de fécula de batata
250 g de maizena.
 
FOTO1
1º passo: Torre o arroz sem óleo, no forno ou um frigideira grande, verifique que ele fica bem esbranquiçado, mas não queimado,  triture-o de pouquinho em pouquinho, ele vai ficar com estes grãozinhos da foto1. Peneire todo. Sobrará muito arroz granulado e pouco arroz mais fino.





PASSO 2
2º passo: Quando acabar todo aquele arroz granulado que sobrou, deverá ser batido com a fécula de batata e o amido de milho de pouco a pouco, vá peneirando também e reserve.
PASSO 3
3º passo: Você terá até aqui dois tipos de arroz, o arroz puro que peneirou primeiramente e o arroz misturado com a fécula de batata e a maizena.





PASSO 4


4ºPasso: Misture os dois tipos de farinha e triture novamente de pouco a pouco e peneire novamente.






5º passo: Se sobrar alguns grãozinhos, misture mais um pouco de fécula ou amido de milho, triture e misture a farinha que já esta pronta.

Dica: Quanto mais vezes você triturar e peneirar, mais fina ela ficará. Faça com carinho e sem pressa, pois este processo demora mesmo de 1h30 a 2h00.
Se tiver um processador, leva menos tempo e a farinha fica mais fina.
Abraços e muito Sucesso!!

Atenciosamente 
Angela Borges!!

20 comentários:

  1. Olá! muito legal esse passo-a-passo!
    Gostaria de saber se essa farinha de arroz podera ser usado para fazer biscoito japones, tipo osembe, pois este usa farinha de arroz, mas nao sei se fécula de batata e o amido de milho atrapalharia para fazer esses biscoitos!
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael obrigada pela visita, nunca tentei fazer, mas este final de semana vou faze-los e postarei no blog. Deixe-me seu e-mail para que eu possa avisa-lo. Abraços!!

      Excluir
  2. boa tarde, essa farinha de arroz da para fazer bolos, paes e tortas ela da liga na massa ou tem que usar pouco trigo , pois tenho gastrite e intolerancia tenho que fazer dieta rigorosa email fabiano730@hotmail.com , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, olá obrigada pelo contato, a farinha de arroz é melhor usada em pizzas, panquecas, bolachas, aqui não se usa trigo, mesmo porque o blog é destinado a pessoas Celíacas>> intolerantes ao glúten, ou seja, derivados de trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

      Nas guia receitas há outras receitas com farinha de arroz feita em casa ou comprada pronta, para bolos é melhor usar creme de Arroz da Yoki, é barato é facil de ser encontrado em supermecados se quiser ver o produto clica aqui >>> http://www.hippo.com.br/mercearia-alimentos/creme-de-arroz-yoki.html Abraços

      Excluir
  3. Qual é a porcentagem para colocar de a fécula de batata e o amido de milho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elide, exatamente como está na receita 250 g de fécula de batata
      250g de maizena para 1 kilo de arroz branco tostado. Abraços!

      Excluir
  4. Oi Angela !

    Sabe se para mingau de bebe essa farinha e adequada ?
    Pq nao gosto da ideia de dar Mucilon pois tem muito acucar !
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sempre boa noite, esta farinha para o bebê tem pouco valor nutricional. Concordo com você Mucilon tem muito açúcar, mas e a pediatra o que diz? O Mucilon de banana por exemplo tem cereal e leite, tem13 vitaminas incluindo A e C, Cálcio, Zinco e Ferro a melhor medida mesmo é conversar com o/a pediatra a respeito, tudo o que a criança se tornará em seu desenvolvimento depende 100% da alimentação que recebe desde o nascimento. Obrigada pela visita. Bjs!

      Excluir
  5. Alô Ângela Borges,
    Venho informar que você poderá encontrar o Fubà integral ( Farinha) e a Farinha de Arroz Integral, ambos moídos em moinho de pedra e embalados à vácuo da marca Fazenda Harmonia, na loja Mundo Verde no Centro de Niterói, em Teresópolis no Pro Abelha e na loja Armazém Girassol em Itaipu-Niterói ou fazendo uma visita no site da Loja Virtual www.corpoactivo.com.br ou visitando o site da Fundação vida e meio ambiente (www.vidaemeioamebiente.com.br). Os produtos são de ótima qualidade e tem a garantia EMPEROR mais de 30 anos no Brasil produzindo alimentos medicinais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vida e Meio Ambiente, obrigada pela dica, vou encomendar. Super abraço!

      Excluir
  6. oi com arroz integral é o mesmo processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Sim com o arroz integral é o mesmo processo. Abraços!

      Excluir
  7. Não entendi quanto tempo fica no forno?, tô querendo fazer farinha com linhaça e arroz preto, pois são ricos em gordura e nutrientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, devem ficar no forno aproximadamente 10 minutos em forno baixo, pois os grãos não devem queimar, apenas secar. Abraços!

      Excluir
  8. Boa tarde!!
    Sou celiaca e vi essa mensagem em seu blog e resolvi te dar a dica da marca de fuba que eu sembre compro e sem gluten!
    A marca e da XODOMILHO,pacote de 1 kg,esta escrito na frente Fuba Mimoso .
    espero que possa te ajudar,abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Obrigada pelo comentário, vale lembrar que o fubá deve ser sempre sem glúten.

      Excluir
  9. Assim como o Rafael de Angelis, eu gostaria de saber se essa farinha serve pra fazer dangos. Mas no caso eu usaria o arroz mochi e não sei se leva amido de milho e fécula de batata. Vou deixar o email, se puder entrar em contato ficaria muito agradecida!


    fernandapsilveira1@gmail.com


    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, dá sim só que você vai precisar também do shiratamako ou farinha de arroz glutinosos que é o mochiko, para cada 2/3 xícara (chá) farinha de arroz, você acrescenta 2/3 xícara (chá) de shiratamako ou a glutinosa, uma colher sopa de amido de milho e 1/2 de xícara (chá) de água morna o restante você segue sua receita normal ok. Bjos

      Excluir
  10. Excelente esta receita. Vi no supermercado a farinha de arroz e quase caí pra traz quando vi o preço.

    ResponderExcluir
  11. Muitíssimo obrigado Angela, a farinha já pronta é caríssima! Estou oferecendo para minhas filhas pequenas como substituto do leite junto com farinha de quinoa!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget