quinta-feira, 23 de junho de 2011

FARINHA DE ARROZ FEITO EM CASA

"Olá, estou a procura de uma marca de fubá sem glúten nao estou achando mais, e também não me lembro onde comprei a última vez, porque todas da Yoki tem. Se alguém souber, por favor me mandem na guia contato ok. Muito obrigada!!"

FALANDO DE FARINHA DE ARROZ

Olá, a Farinha de arroz é bem fácil de ser achada no comércio, mas nem sempre ela esta perto de nós, e aí começam as dores de cabeça.
Eu já tinha feito esta farinha na minha casa há uns 4 meses atrás, usei em bolo, pizza, empada, empanados.
Ela fica excelente! Para fazê-la é preciso tempo, paciência, critério de organização e anotações.
Porque o passo a passo é pequeno, mas é possível se perder no meio do processo.

Antes quero lembrar que para fazer esta farinha use produtos de boa qualidade, tenha a cozinha totalmente desinfectada de glúten e lactose, utilize utensílios separados, por mais limpo que esteja, qualquer partícula do glúten poderá prejudicar a saúde do Celíaco.
Tenha seu próprio liquidificador, colheres, vasilhames e peneiras, não use-os para receitas com glúten e lactose.

Para a farinha de arroz feita em casa você precisará de :
1 kg de arroz, lavado bem escorrido e tostado sem óleo, que você mesma irá fazer em uma panela grande e larga para que todos os grãos sejam secos.
250 g de fécula de batata
250 g de maizena.
 
FOTO1
1º passo: Torre o arroz sem óleo, no forno ou um frigideira grande, verifique que ele fica bem esbranquiçado, mas não queimado,  triture-o de pouquinho em pouquinho, ele vai ficar com estes grãozinhos da foto1. Peneire todo. Sobrará muito arroz granulado e pouco arroz mais fino.





PASSO 2
2º passo: Quando acabar todo aquele arroz granulado que sobrou, deverá ser batido com a fécula de batata e o amido de milho de pouco a pouco, vá peneirando também e reserve.
PASSO 3
3º passo: Você terá até aqui dois tipos de arroz, o arroz puro que peneirou primeiramente e o arroz misturado com a fécula de batata e a maizena.





PASSO 4


4ºPasso: Misture os dois tipos de farinha e triture novamente de pouco a pouco e peneire novamente.






5º passo: Se sobrar alguns grãozinhos, misture mais um pouco de fécula ou amido de milho, triture e misture a farinha que já esta pronta.

Dica: Quanto mais vezes você triturar e peneirar, mais fina ela ficará. Faça com carinho e sem pressa, pois este processo demora mesmo de 1h30 a 2h00.
Se tiver um processador, leva menos tempo e a farinha fica mais fina.
Abraços e muito Sucesso!!

Atenciosamente 
Angela Borges!!

23 comentários:

  1. Olá! muito legal esse passo-a-passo!
    Gostaria de saber se essa farinha de arroz podera ser usado para fazer biscoito japones, tipo osembe, pois este usa farinha de arroz, mas nao sei se fécula de batata e o amido de milho atrapalharia para fazer esses biscoitos!
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael obrigada pela visita, nunca tentei fazer, mas este final de semana vou faze-los e postarei no blog. Deixe-me seu e-mail para que eu possa avisa-lo. Abraços!!

      Excluir
  2. Qual é a porcentagem para colocar de a fécula de batata e o amido de milho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elide, exatamente como está na receita 250 g de fécula de batata
      250g de maizena para 1 kilo de arroz branco tostado. Abraços!

      Excluir
  3. Oi Angela !

    Sabe se para mingau de bebe essa farinha e adequada ?
    Pq nao gosto da ideia de dar Mucilon pois tem muito acucar !
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sempre boa noite, esta farinha para o bebê tem pouco valor nutricional. Concordo com você Mucilon tem muito açúcar, mas e a pediatra o que diz? O Mucilon de banana por exemplo tem cereal e leite, tem13 vitaminas incluindo A e C, Cálcio, Zinco e Ferro a melhor medida mesmo é conversar com o/a pediatra a respeito, tudo o que a criança se tornará em seu desenvolvimento depende 100% da alimentação que recebe desde o nascimento. Obrigada pela visita. Bjs!

      Excluir
  4. Alô Ângela Borges,
    Venho informar que você poderá encontrar o Fubà integral ( Farinha) e a Farinha de Arroz Integral, ambos moídos em moinho de pedra e embalados à vácuo da marca Fazenda Harmonia, na loja Mundo Verde no Centro de Niterói, em Teresópolis no Pro Abelha e na loja Armazém Girassol em Itaipu-Niterói ou fazendo uma visita no site da Loja Virtual www.corpoactivo.com.br ou visitando o site da Fundação vida e meio ambiente (www.vidaemeioamebiente.com.br). Os produtos são de ótima qualidade e tem a garantia EMPEROR mais de 30 anos no Brasil produzindo alimentos medicinais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vida e Meio Ambiente, obrigada pela dica, vou encomendar. Super abraço!

      Excluir
  5. oi com arroz integral é o mesmo processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Sim com o arroz integral é o mesmo processo. Abraços!

      Excluir
  6. Não entendi quanto tempo fica no forno?, tô querendo fazer farinha com linhaça e arroz preto, pois são ricos em gordura e nutrientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, devem ficar no forno aproximadamente 10 minutos em forno baixo, pois os grãos não devem queimar, apenas secar. Abraços!

      Excluir
  7. Boa tarde!!
    Sou celiaca e vi essa mensagem em seu blog e resolvi te dar a dica da marca de fuba que eu sembre compro e sem gluten!
    A marca e da XODOMILHO,pacote de 1 kg,esta escrito na frente Fuba Mimoso .
    espero que possa te ajudar,abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Obrigada pelo comentário, vale lembrar que o fubá deve ser sempre sem glúten.

      Excluir
  8. Assim como o Rafael de Angelis, eu gostaria de saber se essa farinha serve pra fazer dangos. Mas no caso eu usaria o arroz mochi e não sei se leva amido de milho e fécula de batata. Vou deixar o email, se puder entrar em contato ficaria muito agradecida!


    fernandapsilveira1@gmail.com


    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, dá sim só que você vai precisar também do shiratamako ou farinha de arroz glutinosos que é o mochiko, para cada 2/3 xícara (chá) farinha de arroz, você acrescenta 2/3 xícara (chá) de shiratamako ou a glutinosa, uma colher sopa de amido de milho e 1/2 de xícara (chá) de água morna o restante você segue sua receita normal ok. Bjos

      Excluir
  9. Excelente esta receita. Vi no supermercado a farinha de arroz e quase caí pra traz quando vi o preço.

    ResponderExcluir
  10. Muitíssimo obrigado Angela, a farinha já pronta é caríssima! Estou oferecendo para minhas filhas pequenas como substituto do leite junto com farinha de quinoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orione, só a farinha de arroz não é suplemento suficiente para as pequenas, seria interessante você ter uma melhor orientação da pediatra sobre alimentação adequada para as pequenas, para que não lhes falte nenhuma vitamina essencial ao crescimento.
      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Estou há mais de um mês sem poder me alimentar direito. Acho que é gastrite ou úlcera. Graças a Deus, encontres esta receita. Muito obrigado por nos ajudar.

    ResponderExcluir
  12. farinha de arroz
    Hoje decidi fazer com ele lavado e tostado, descobrir que neste caso levo menos tempo triturando o arroz. :-) Amei sua dica!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget