segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PUDIM ALEMÃO SEM LACTOSE ADAPTADO


Minha irmã Eliana, amava cozinhar para o Josias meu cunhado, ela estava sempre inventando, fazia o pudim alemão sem menos esperarmos, esta receita guardo a mais de 10 anos, assim também como guardo o carinho e a tranquilidade dela cozinhando.

Com a alergia a lactose eu precisei fazer alterações. Eis que deram certo e vai a receita na ponta do lápis.


1 cx de creme de leite de soja NATURIS
1 lata de leite condensado de soja SOY MILK
1 lata de leite de soja em pó sabor baunilha, coco, abacaxi, ou limão, misturado com água, para dar o ponto de leite, se na sua cidade você não achar o leite de soja com sabor, faça o leite de soja comum batendo com fruta, se a fruta for bem concentrada fica ótimo e não dá aquele gosto arrastado da soja, neste caso ela é só um coadjuvante, faça-a com pouco pó e mais fruta e mais água, mas faça-os separadamente ok.

1 vidro de leite de coco.
1 pacote de gelatina em pó sem sabor, ou 1 colher de sopa cheia caso voce encontre gelatina em potes, ou 2 folhas de gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções do fabricante.

Bata em liquidificador o creme de leite, com o leite condensado, o leite de soja de sabor ja misturado a água que deve ter uma medidade de latinha e 1/2 garrafa leite de coco. Reserve.

Dissolva a gelatina em pó conforme instruções do fabricante, leve-a ao fogo baixo com o restante do leite de coco, até ficar transparente, não deixe ferver para não perder a capacidade de solidificação, quando estiver totalmente derretida, junte aos ingredientes do pudim, coloque em potes e leve a geladeira, apesar de não precisar de geladeira, pois endurece sozinha, é bem mais gostoso comer geladinha.

Até aqui a receita é original.

Acrescentei sabor.

Fiz outra variação, queria também dar um corzinha ao meu pudim, pois geralmente ele é branco, nao fiz a calda de vinho famosa para este pudim, juntei meio pacote de gelatina com sabor, fiz duas cores, uma de morango e outra gelatina de limão. Ficou ótimo a Camila disse que parecia aquelas gelatinas de pacotinho pronto, nao sei o que é imagino que seja, aqueles mousses prontos... pois ela fica bem durinha, dá até pra desenformar....fica uma delicia.

Coloque filme PVC para não pegar cheiros da geladeira e para não queimar as bordas com o ar frio.

Para o pudim alemão de morango usei calda de cereja e a própria cerejinha .

Para o pudim alemão de limão, coloquei raspas de limão

Se voce for do tipo VEGAN pode usar o ÁGAR-ÁGAR, a dica é esta, 4 gramas do pó de ágar-ágar dissolvido em meio litro de liquido. Quando começar a ferver, desligue e misture imediatamente aos ingredientes acima sem bater, Ao esfriar endurece, não precisa ir à geladeira.

PARA O PUDIM ALEMÃO ORIGINAL SEM AS CORES, USE A CALDA DE VINHO

Eu não gosto de vinho em calda, mas minha irmã tem paixão.
La vai a receita para usar em seu pudim alemão original :

½ xícara de água


½ xícara de açúcar


½ xícara de vinho tinto


Cravo e canela em pau a gosto


Leve ao fogo a água, o açúcar, cravo e canela a gosto ferva até ficar uma calda mais espessa. Junte o vinho e deixe ferver até o ponto de calda rala. A quantidade de vinho pode ser aumentada, geralmente eu coloco um pouco mais. Retire os cravos e a canela em pau antes de servir.


Minhas amigas que não tem alergia....podem usar o creme de leite, o leite condensado, o leite integral e o leite de coco normal ok, seguindo as mesmas medidas.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...