segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Conserva de berinjela

Troquei a foto da receita original, nela tudo estava bem fininho e realmente fica mais bonita, quando fiz eu estava com sono, pois já bem tarde da noite
Segui a receita na íntegra.....vocês acham que sobraram?? Era o aniversário de Camila não dava tempo de esperar a pausa de pelo menos dois dias para ficar em conserva... Amaram!!!!

Ingredientes:

1 berinjela grandona ou 4 beringelas médias
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1 xícara (chá) de azeite
½ cebola picada
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de vinagre de maçã
2 dentes de alho
½ xícara (chá) de salsinha
suco de 1 limão
pimenta-do-reino a gosto
filme plástico, o quanto baste


Modo de preparo:
1. Separe todos os ingredientes da receita. Descasque a berinjela.

2. Apóie a berinjela numa tábua e corte as duas pontas. Fatie a berinjela, no sentido do comprimento, em lâminas bem finas. Coloque uma lâmina de berinjela sobre a outra e corte em tiras finas.

3. Coloque as tirinhas de berinjela numa peneira grande ou escorredor, polvilhe com o sal e misture. Deixe descansar por 30 minutos para que solte um líquido amargo. Acrescente o vinagre, misturando bem, e deixe descansar por mais 30 minutos. Transfira a berinjela para uma tigela grande e reserve.

4. Enquanto a berinjela descansa, pique os pimentões: apóie numa tábua e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo e as sementes de cada um. Corte cada metade de pimentão em tirinhas bem finas.

5. Tire os caroços das azeitonas e pique grosseiramente. Pique a cebola finamente. Descasque os dentes de alho.

6. Junte a cebola picada, a azeitona, a salsinha, os pimentões, os dentes de alho, o azeite, o suco de limão e a pimenta-do-reino na tigela da berinjela. Misture muito bem.

7. Prove e corrija o sal, se preciso. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por dois dias antes de servir.

Sirva-se a seu gosto!!


DICA DA ANGEL:
Conforme eu disse o pessoal não poderia esperar curtir, para degustar certo?
Então eu segui toda a receita, mas ao inves de esperar o tempo de curtir eu segui o Conselho da Dona Julia minha amigona e professora da escola que trabalho, cozinhei a beringela, o pimentão (separadamente em duas panelas, pois o pimentão demora mais, as três cores eu cozinhei separados), sempre colocando cebola inteira e um dente de alho inteiro e grande na água com pouco sal, pois o azeite salga muito depois, quando estava tudo bem molinho, eu os escorri, esperei esfriar para não azedar com a azeitona, pois isso é fatal, misturei o azeite, as azeitonas, a cebola, a salsinha, a cebolinha e o vinagre branco, ai sim os levei a geladeira para o dia seguinte.
Não gosto de pimenta do reino, nesta receita eu não usei.
Ficou tão bom, que lógico não sobrou.
A beringela tem que ser grandona, eu usei 4 beringelas médias, porque no final das contas fica muito pimentão e a conserva é de beringela né gente. No final tudo deu certo!! Amo cozinhar deste jeito, sem dor na consciência e com muita saúde.
PODE FAZER QUE DÁ CERTO E FICA TÃO BOM QUANTO OS QUE COMPRAMOS POR AÍ!!!!
@ngel@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...